Como estruturar o trabalho para o fortalecimento da saúde mental.

Introdução

Os aspectos que afetam a saúde mental são multifatoriais, e estão intrinsicamente conectados à interpretação individual sobre determinadas situações da vida, quando abordamos o tema no âmbito coletivo, como nas organizações, é preciso haver um equilíbrio das necessidades individuais e das coletivas. 

Apesar de não haver um conjunto de ações pré-determinadas para garantir um ambiente de trabalho mentalmente saudável, há algumas estratégias que podem beneficiar este cultivo e a sua manutenção. Estas estratégias, para serem mais eficazes, devem ser monitoradas e revistas de tempo em tempo, para que seja possível observar e analisar se tais estratégias estão adequadas àquela organização em específico. 

Alice Boyes, autora do livro “Produtividade sem Estresse” e escritora dos portais Psychology Today e hbr.org, apresenta algumas estratégias para problemas específicos de saúde mental, para as pessoas em geral e para a gerência que veremos a seguir: 

Ansiedade e depressão

As pessoas que apresentam, questões crônicas ou passageiras, de ansiedade ou depressão costumam evitar determinadas situações e são mais propícias à procrastinação (BOYES, 2023).

Algumas estratégias: 

  1. Defina uma rotina para o seu dia. 
  2. Inclua em sua rotina meditação ou técnicas de respiração. 
  3. Faça atividades físicas regulares. 
  4. Fragmentação das tarefas: as divida em passos menores e em prazos curtos de entrega.  

TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). 

Em casos de TDAH é recorrente a dificuldade de definir um planejamento, para tanto busque o apoio de colegas de trabalho ou o próprio cliente, solicitando que mapeie os prazos de cada estágio de um projeto por exemplo. (BOYES, 2023). 

Algumas estratégias: 

  1. Mantenha o seu espaço de trabalho organizado.
  2. Utilize técnicas de administração do tempo: uma sugestão é a técnica pomodoro por facilitar a concentração. 
  3. Defina uma rotina diária.  
  4. Inclua em sua rotina meditação ou técnicas de respiração. 
  5. Faça atividades físicas regulares, prefira atividade que requeiram atenção ao próprio corpo como artes marciais, pilates, balet. 
  6. Listas de Tarefas Prioritárias (Método ABC): Ajuda o paciente a priorizar tarefas e a evitar a procrastinação. 
  7. Organização visual.
  8. Fragmentação das tarefas: as divida em passos menores e em prazos curtos de entrega.  
  9. Minimize as distrações. 
  10. Invista em alimentação saudável. 
  11. Cultive a higiene do sono. 
  12. Respeite os seus limites.

Transtorno bipolar

Para as pessoas com transtorno bipolar a falta de estrutura e rotina é um fator estressante, para estas pessoas pode ser necessário que alguns acordos sejam feitos para evitar, por exemplo mudanças repentinas no trabalho (BOYES, 2023). 

Algumas estratégias: 

  1. Estabeleça uma rotina diária, incluindo horário para dormir, acordar, para as refeições e para a realização de seu trabalho. 
  2. Faça atividades físicas regulares. 
  3. Participe de grupos de psicoeducação (MIASSO,2007).

Estratégias que todos podem utilizar

As estratégias a seguir tem por objetivo servirem de apoio ao cultivo e manutenção da saúde mental no ambiente de trabalho, de forma alguma substituem um tratamento. 

  1. Estabeleça hábitos sólidos: “rotinas consistentes adicionam estrutura aos nossos dias, impulsionando a sensação de controle. O cérebro se acostuma com as sequências de comportamento e passa a iniciá-la de forma quase automática.” (BOYES, p.43, 2023).
  2. Crie uma rotina e determine prazos: criar uma lista de tarefas, as organizando por prioridade e prazo e riscá-las ao ponto que as executa, costuma evitar a bagunça mental e o estresse. Inclua atividades administrativas pessoais em sua agenda e respeite o seu limite. (BOYES, p.45, 2023).
  3. Use as distrações de forma positiva: “é mais realista e saudável ter uma mente que oscila entre a concentração e a distração, pois é no período de recuperação distraída do cérebro que estabelecemos conexões criativas, sem nem tentar.” (BOYES, p.45, 2023).

Dicas para os líderes (BOYES, 2023).

  1. Conheça a sua equipe. 
  2. Esteja aberto a ouvir a sua equipe e busque apoio sempre que necessário. 
  3. Ao identificar que um membro de sua equipe está enfrentando um problema crônico ou passageiro relacionado a saúde mental, demonstre o seu apoio a ele. Busque informações sobre o problema relatado e verifique como pode ajudar. 
  4. De maneira geral um ambiente organizado, com planejamento estruturado e regras claras costuma favorecer o fortalecimento da saúde mental no ambiente profissional. 

Concluindo, a saúde mental no ambiente corporativo exige uma abordagem ativa e contínua, que considere a singularidade de cada colaborador e as demandas da organização. Não existe uma solução única ou definitiva, mas o desenvolvimento de práticas, como as sugeridas por Alice Boyes, pode ajudar a cultivar um ambiente de trabalho mais saudável. Lembrar que estratégias como estabelecer rotinas, minimizar distrações, promover momentos de recuperação distraída do cérebro e o cultivo de um diálogo aberto e empático são fundamentais tanto para indivíduos quanto para líderes. Ao adotarmos uma postura de cuidado, criamos empresas mais produtivas e equilibradas, onde o bem-estar coletivo se torna prioridade.

Assista o Broadcast: 

Referências Bibliográficas:

BOYES, A. Como estruturar o dia de trabalho e fortalecer a saúde mental: Harvard Business Review: Como melhorar a saúde mental no trabalho. 1.ed. Rio de janeiro: Sextante, 2023. Capítulo 3, p. 39 a p. 48. 

MIASSO, A. I; CASSIANI, S. H.B e PEDRÃO, L. J. Estratégias adotadas por pessoas com transtorno afetivo bipolar e a necessidade de terapêutica medicamentosa. 02 de maio de 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/szNw7bPZKkYCKkxPZKTks8j/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 de outubro de 2024. 

TDAH: estratégias para lidar com o déficit de atenção. Psitto. 3 de maio de 2023. Disponível em: https://www.psitto.com.br/blog/tdah-como-lidar/. Acesso em: 15 de outubro de 2024. 

Foto de: https://pixabay.com/pt/photos/escrivaninha-reunião-computador-5020801/

Imagem de Klas_lu por Pixabay

Tathy Neder | Psicóloga | Especialista em consultoria interna e DHO | Coach Executivo | Coach de Carreira | Coach de Equipes e Grupos | Consultora | Facilitadora e Mentora de DHO | Facilitadora de Segurança Psicológica | Chief Happiness Officer

tathyneder@coaching4action.com

Leia também

Como agir durante uma crise de pânico

Como enfrentar a depressão no ambiente de trabalho.

Estratégias para controlar a ansiedade no trabalho

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as nossas novidades

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigos
Mais Recentes Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Título

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo