Introdução
Os aspectos que afetam a saúde mental são multifatoriais, e estão intrinsicamente conectados à interpretação individual sobre determinadas situações da vida, quando abordamos o tema no âmbito coletivo, como nas organizações, é preciso haver um equilíbrio das necessidades individuais e das coletivas.
Apesar de não haver um conjunto de ações pré-determinadas para garantir um ambiente de trabalho mentalmente saudável, há algumas estratégias que podem beneficiar este cultivo e a sua manutenção. Estas estratégias, para serem mais eficazes, devem ser monitoradas e revistas de tempo em tempo, para que seja possível observar e analisar se tais estratégias estão adequadas àquela organização em específico.
Alice Boyes, autora do livro “Produtividade sem Estresse” e escritora dos portais Psychology Today e hbr.org, apresenta algumas estratégias para problemas específicos de saúde mental, para as pessoas em geral e para a gerência que veremos a seguir:
Ansiedade e depressão
As pessoas que apresentam, questões crônicas ou passageiras, de ansiedade ou depressão costumam evitar determinadas situações e são mais propícias à procrastinação (BOYES, 2023).
Algumas estratégias:
- Defina uma rotina para o seu dia.
- Inclua em sua rotina meditação ou técnicas de respiração.
- Faça atividades físicas regulares.
- Fragmentação das tarefas: as divida em passos menores e em prazos curtos de entrega.
TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
Em casos de TDAH é recorrente a dificuldade de definir um planejamento, para tanto busque o apoio de colegas de trabalho ou o próprio cliente, solicitando que mapeie os prazos de cada estágio de um projeto por exemplo. (BOYES, 2023).
Algumas estratégias:
- Mantenha o seu espaço de trabalho organizado.
- Utilize técnicas de administração do tempo: uma sugestão é a técnica pomodoro por facilitar a concentração.
- Defina uma rotina diária.
- Inclua em sua rotina meditação ou técnicas de respiração.
- Faça atividades físicas regulares, prefira atividade que requeiram atenção ao próprio corpo como artes marciais, pilates, balet.
- Listas de Tarefas Prioritárias (Método ABC): Ajuda o paciente a priorizar tarefas e a evitar a procrastinação.
- Organização visual.
- Fragmentação das tarefas: as divida em passos menores e em prazos curtos de entrega.
- Minimize as distrações.
- Invista em alimentação saudável.
- Cultive a higiene do sono.
- Respeite os seus limites.
Transtorno bipolar
Para as pessoas com transtorno bipolar a falta de estrutura e rotina é um fator estressante, para estas pessoas pode ser necessário que alguns acordos sejam feitos para evitar, por exemplo mudanças repentinas no trabalho (BOYES, 2023).
Algumas estratégias:
- Estabeleça uma rotina diária, incluindo horário para dormir, acordar, para as refeições e para a realização de seu trabalho.
- Faça atividades físicas regulares.
- Participe de grupos de psicoeducação (MIASSO,2007).
Estratégias que todos podem utilizar
As estratégias a seguir tem por objetivo servirem de apoio ao cultivo e manutenção da saúde mental no ambiente de trabalho, de forma alguma substituem um tratamento.
- Estabeleça hábitos sólidos: “rotinas consistentes adicionam estrutura aos nossos dias, impulsionando a sensação de controle. O cérebro se acostuma com as sequências de comportamento e passa a iniciá-la de forma quase automática.” (BOYES, p.43, 2023).
- Crie uma rotina e determine prazos: criar uma lista de tarefas, as organizando por prioridade e prazo e riscá-las ao ponto que as executa, costuma evitar a bagunça mental e o estresse. Inclua atividades administrativas pessoais em sua agenda e respeite o seu limite. (BOYES, p.45, 2023).
- Use as distrações de forma positiva: “é mais realista e saudável ter uma mente que oscila entre a concentração e a distração, pois é no período de recuperação distraída do cérebro que estabelecemos conexões criativas, sem nem tentar.” (BOYES, p.45, 2023).
Dicas para os líderes (BOYES, 2023).
- Conheça a sua equipe.
- Esteja aberto a ouvir a sua equipe e busque apoio sempre que necessário.
- Ao identificar que um membro de sua equipe está enfrentando um problema crônico ou passageiro relacionado a saúde mental, demonstre o seu apoio a ele. Busque informações sobre o problema relatado e verifique como pode ajudar.
- De maneira geral um ambiente organizado, com planejamento estruturado e regras claras costuma favorecer o fortalecimento da saúde mental no ambiente profissional.
Concluindo, a saúde mental no ambiente corporativo exige uma abordagem ativa e contínua, que considere a singularidade de cada colaborador e as demandas da organização. Não existe uma solução única ou definitiva, mas o desenvolvimento de práticas, como as sugeridas por Alice Boyes, pode ajudar a cultivar um ambiente de trabalho mais saudável. Lembrar que estratégias como estabelecer rotinas, minimizar distrações, promover momentos de recuperação distraída do cérebro e o cultivo de um diálogo aberto e empático são fundamentais tanto para indivíduos quanto para líderes. Ao adotarmos uma postura de cuidado, criamos empresas mais produtivas e equilibradas, onde o bem-estar coletivo se torna prioridade.
Assista o Broadcast:
Referências Bibliográficas:
BOYES, A. Como estruturar o dia de trabalho e fortalecer a saúde mental: Harvard Business Review: Como melhorar a saúde mental no trabalho. 1.ed. Rio de janeiro: Sextante, 2023. Capítulo 3, p. 39 a p. 48.
MIASSO, A. I; CASSIANI, S. H.B e PEDRÃO, L. J. Estratégias adotadas por pessoas com transtorno afetivo bipolar e a necessidade de terapêutica medicamentosa. 02 de maio de 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/szNw7bPZKkYCKkxPZKTks8j/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 de outubro de 2024.
TDAH: estratégias para lidar com o déficit de atenção. Psitto. 3 de maio de 2023. Disponível em: https://www.psitto.com.br/blog/tdah-como-lidar/. Acesso em: 15 de outubro de 2024.
Foto de: https://pixabay.com/pt/photos/escrivaninha-reunião-computador-5020801/